quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Esteriótipos na Mira do Parlamento Europeu

Esteriótipos sexistas sempre fizeram parte do mercado publicitário, principalmente quando o assunto envolve mulheres. Grandes deusas esculpidas photoshopicamente de biquinis vendendo cerveja, mulheres atuando como donas de casa limpando o chão com produtos de limpeza ou lavando a roupa da família e assim por diante. No caso dos homens acontece o mesmo, porém com menos peso.


Argumentando sobre o poder que estes esteriótipos tem sobre a desvalorização feminina e masculina, a eurodeputada sueca Eva-Britt Svensson apresentou ao Parlamento Europeu um relatório que pede maiores cuidados sobre o uso destes esteriótipos nas publicidades em geral. O relatório foi aprovado com 504 votos a favor, 110 contra e 22 isenções.

Exemplo 01 de propaganda esteriotipada
(Clique para Ampliar)

Além da publicidade, o relatório apela para que sejam eliminadas todas as mensagens que veiculem esteriótipos de gênero e que atentem contra a dignidade humana.

A eurodeputada ainda sugeriu aos estados que criem "um prêmio a ser conferido pelos profissionais da publicidade aos seus pares, bem como um prêmio do público para recompensar a publicidade que melhor rompa com os estereótipos do gênero e dê uma imagem positiva ou valorizadora das mulheres, dos homens ou das relações entre ambos".

Exemplo 02 de propaganda esteriotipada
(Clique para Ampliar)

"A adoção não é obrigatória, mas esses relatórios servem como referência para os países da na União Européia."

Casos como este precisam de uma conscientização geral e muitas vezes nem os próprios publicitários tem essa consciência de que a repressão existe nas entrelinhas.

E vocês, o que acham dessa história??

Fonte: Meio e Mensagem

Acompanhe o Toque Social pelo Twitter: http://twitter.com/toquesocial

  © Blogger templates 'Neuronic' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Clicky Web Analytics