Não é novidade e todos sabem que a China, mais especificamente Pequim, está sofrendo uma grande reestruturação devido às Olímpiadas 2008. Vários programas de TV, nacional e internacional, mostram as belas e curiosas instalações, estádios e centros que estão sendo levantados, porém fica a cargo de organizações sociais divulgar e protestar contra o governo chinês.
Segundo elas os trabalhadores chineses estão sendo explorados para construir esta nova Pequim. De acordo com a matéria do site de notícias G1 "um milhão desses operários constituem quase 90% da força de trabalho na construção na capital chinesa. Alguns deles tiveram seu pagamento retido por até um ano, afirmou a organização Human Rights Watch".
De uma forma simples e criativa artistas criam logomarcas e quadrinhos para retratar estas acusações. Vide imagens abaixo:
Logo originalHistória em Quadrinhos que retrata, de maneira ficcional, como foi criada a logomarca das Olímpiadas 2008.



(Clique para ampliar)Autoria não divulgadaOutro protesto foi feito pela
Anistia Internacional da Holanda. A idéia deste cartaz é a de criticar o governo chinês que, de acordo com a instituição, está perseguindo os ativistas políticos, jornalistas, advogados e defensores dos direitos humanos.
(Clique para ampliar)Texto: "
Em nome da salvaguarda da estabilidade e harmonia no país durante os Jogos Olímpicos 2008. O governo chinês continua a perseguir e deter os ativistas políticos, jornalistas, advogados e ativistas dos direitos humanos. Se Envolva: www.amnesty".
Fonte:
OSOCIO