segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

RSE - Conceito e Prática









Olá Pessoal,

Depois de inativo por quase 4 meses o Toque Social está de volta. Espero que este pequeno desleixo se transforme em um grande deleite onde você possa desfrutar e se informar sobre os mais recentes e interessantes trabalhos realizados e relacionados às questões sociais no Brasil e no mundo.

O tema de retorno que escolhi foi sobre Responsabilidade Social Empresarial - RSE.
Relativamente novo, o conceito de Responsabilidade Social está mudando a maneira de agir e interagir das pequenas, médias e grandes corporações. Este é um processo longo e que deve ser feito com muito planejamento e pesquisa. RSE não é só uma ação, mas sim um conceito que muda por completo a cultura da empresa e de seus funcionários.

Deve-se começar ajeitando a casa por dentro, ou seja, fazer uma análise crítica sobre as atividades da empresa em todos os departamentos, por exemplo: Todos os impostos, fornecedores e demais dívidas estão sendo devidamente pagas?; Os funcionários recebem um salário justo e nos prazos acordados?; Pratica algum tipo de abuso trabalhista?; No seu negócio o meio ambiente sai de alguma maneira prejudicado?; Promove o consumo consciente e um bom relacionamento entre seus stakeholders?; enfim, existe ética em seu negócio?

Assim que todos estes pontos forem levantados é que você dará início a um processo de reformulação cultural da empresa. Responsabilidade Social é isso, atuar de maneira correta e justa com a sociedade e seu entorno.

Muitas empresas criam projetos sociais além do seu negócio, o que é salutar e válido. São diversos os meios em que se pode atuar. Educação, Inclusão Digital, Meio Ambiente, Arte, Recolocação no Mercado, Saúde, etc são apenas alguns temas importantes que podem ser trabalhados.

Hoje posto um trecho do trabalho desenvolvido pelo banco privado Bradesco.

Responsabilidade Socioambiental

"Sempre presente na história de crescimento do Bradesco e de seu relacionamento com todos aqueles que participam de seu cotidiano, a responsabilidade socioambiental ganhou força e foco ainda maiores em 2005 a partir da criação do "Comitê Executivo de Responsabilidade Socioambiental" e de um grupo especial de trabalho formado por 100 funcionários de 23 Departamentos, sob coordenação da Diretoria Executiva e o suporte de consultorias externas. Toda essa estrutura tem o objetivo de reforçar o comprometimento da Organização nessa área, adequar o Banco às exigências do "Índice Dow Jones de Sustentabilidade (IDJS)", e fazer com que a teoria da responsabilidade socioambiental esteja cada vez mais presente em tudo que se relaciona com o nome e a marca Bradesco.

Um dos principais resultados do trabalho do Comitê Executivo foi a definição da "Política Corporativa de Responsabilidade Socioambiental". Por meio dela a Organização coloca como prioridade a prática, o incentivo e a valorização da responsabilidade socioambiental, e formaliza seu compromisso de criar produtos financeiros com foco em sustentabilidade, sempre conciliando seus objetivos aos interesses da comunidade.

Outro avanço importante obtido a partir do trabalho do "Comitê Executivo de Responsabilidade Socioambiental" foi a criação da "Área de Responsabilidade Socioambiental", formada por profissionais de reconhecida experiência no tema. Subordinada a uma Vice-Presidência e vinculada à Diretoria de Relações com Investidores, a Área revisa periodicamente os objetivos do Bradesco no campo da responsabilidade socioambiental e assegura que os requisitos adotados estão sendo efetivamente implementados e mantidos. Dessa maneira, e envolvendo o maior número possível de pessoas e empresas com as quais o Bradesco se relaciona, contribui para que a Organização exerça o crescimento sustentável de uma maneira ética e transparente."

(Fonte: http://www.bradesco.com.br/rsa)

Com determinação, vontade e planejamento é possível também tornar sua empresa Socialmente Responsável, não para ter um bonito título da moda empresarial, mas sim por ser uma empresa consciente e preocupada com sua própria sobrevivência.

0 comentários:

  © Blogger templates 'Neuronic' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Clicky Web Analytics